“Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados, e isso pode ser o maior evento na história da nossa civilização”. Stephen Hawking
Quando o físico e cientista Stephen Hawking disse a frase acima, ele se referia à Inteligência Artificial (IA). Atualmente, o termo está cada vez mais difundido e comentado, mas a IA já existe há cerca de duas décadas. A diferença é que essa tecnologia está evoluindo, se tornando cada vez mais concreta e se expandindo para diferentes áreas de negócios.
Um ponto importante para o conhecimento cada vez maior sobre o assunto: antes, a Inteligência Artificial se apresentava nos “bastidores” da tecnologia”, sendo utilizada por técnicos e programadores nos mecanismos internos de máquinas, ferramentas e softwares. Porém, de alguns anos para cá, a IA ganha os holofotes, principalmente, porque está em contato direto com o consumidor final. Como? Basta ter algum dos assistentes virtuais em casa, como Alexa da Amazon, Cortana da Microsoft, ou Google Home. Há também outros exemplos desse contato direto, como no atendimento ao cliente, ou em compras on-line.
E essa interação deve aumentar cada vez mais: 30% das pesquisas feitas pela internet serão realizadas por voz até o próximo ano, sem o auxílio de telas, o que deve mudar a forma como pessoas fazem compras. Instituições especialistas, como a Gartner, acreditam que o futuro da Inteligência Artificial irá nos mostrar um aumento de US$2,9 trilhões apenas em valor comercial. A previsão é de que sistemas cognitivos e IA vão movimentar US$ 47 bilhões até 2020. Além disso, serão geradas mais de 6,2 bilhões de horas equivalentes em produtividade.
A Inteligência Artificial imita a capacidade humana de resolver problemas. A partir da inserção de dados, a ferramenta sugere decisões e também pode aprender com o tempo. As possibilidades de aplicação são inúmeras.
IA pode aumentar a eficiência operacional, atuar na gestão de estoque, logística, segurança da informação e otimização de custos. Pode também oferecer uma experiência melhor de consumo e de atendimento ao cliente.
As empresas que investem nessa tecnologia estão obtendo benefícios como redução de custo operacional, melhoria na eficiência, automatização de processos, otimização de preços e melhor relacionamento com seus clientes por oferecer mais agilidade no atendimento e soluções eficientes. A Inteligência Artificial pode ainda antecipar os desejos dos clientes e solucionar os problemas antes que eles surjam.
Como previsto no livro Eu Robô, escrito em 1950 por Isaac Asimov, os robôs já começaram a substituir os humanos em diversas funções, já que eles – as máquinas – conseguem guardar, cruzar e analisar dados em uma velocidade infinitamente maior do que a dos humanos. Se você é um empreendedor que reconhece a importância da IA, certamente entende que estamos à beira da ruptura tecnológica e não vai querer ficar para trás nesse processo. Inteligência mesmo pertence aos empreendedores que conseguem visualizar o quanto todos esses avanços são benéficos e procuram empresas especializadas, como a Tirrell, para auxiliarem nesta jornada tão importante para o seu negócio.
Referências:
Revista Exame. https://exame.abril.com.br/negocios/o-futuro-da-inteligencia-artificial-e-as-empresas-que-a-adotaram/
Canal Tech. https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/inteligencia-artificial-o-futuro-e-agora-100050/