Hoje em dia é necessário saber como nos comunicar com todos os públicos interessados no desenvolvimento de um software.
Existem algumas formas: as documentações, os protótipos, enfim, tudo aquilo que auxilie na especificação de requisitos e na documentação de uma ideia. Porém, as equipes de TI (Tecnologia da Informação) estão se tornando multidisciplinares e é importante uma linguagem em comum para evitar problemas de comunicação em um projeto.
A UML, Linguagem de Modelagem Unificada (do inglês, UML – Unified Modeling Language), tem um papel muito importante no entendimento de ideias, documentação e evolução nos projetos de TI.
Por possibilitar representações visuais de vários momentos no desenvolvimento do software, auxilia na identificação dos atores (usuários e interface com outros sistemas), no entendimento de processos e na modelagem do software, ou seja, desde a organização conceitual das classes até o planejamento da infraestrutura de aplicações.
Para utilizar a UML de modo eficiente, no mínimo, são necessários os:
- Diagramas de Casos de Uso
- Diagramas de Classes
- Diagramas de Sequência
Existem outros tipos que podem ser utilizados em momentos específicos, como os diagramas de componentes, de estado, de atividade, etc.
Na Tirrell, nossa produtividade é a consequência de nossa organização e cuidado com o entendimento da proposta do sistema. A análise com a UML faz parte de nossa rotina e nos permite melhorar a integração entre as áreas de IHC (Interação Humano-Computador) e desenvolvimento.