Quando uma empresa disponibiliza um chatbot como canal de comunicação com o cliente, além de oferecer uma forma personalizada e ágil de atendimento, obtém uma valiosa fonte de dados.
A cada interação são registrados dados, interesses e necessidades do consumidor. Com uso de Machine Learning e Deep Learning é possível reconhecer e determinar padrões.
A vantagem da análise de dados mais complexa, com uso de Inteligência Artificial, é oferecer oferta personalizada de produtos e serviços de acordo com o perfil do cliente ou mesmo auxiliá-lo de modo mais efetivo no aprendizado das funcionalidades de algum sistema.
Quanto mais informações, melhor. Usar chatbot para suporte, atendimento, venda de produtos para uma ou mais empresas de um mesmo grupo pode contribuir para o fortalecimento de marcas e diferenciação no mercado.
Os dados armazenados no decorrer do tempo permitem mais efetividade na interação e mais personalização do atendimento.
O uso de grafos é uma das possibilidades de análise de dados e são muito utilizados em ciências de dados.
Um grafo são “modelos de rede” (GUICHARD, 2017, p. 7) em que os pontos ou “nós” são conhecidos como vértices e as ligações ou “elos” são conhecidos como arestas (COSTA, 2011).
Por meio da identificação do percurso e seu comprimento é possível obter informações estratégicas que auxiliem as empresas nas suas tomadas de decisões.
A Tirrell possui uma área especializada em Inteligência Artificial, conheça mais nossos serviços e soluções visitando o site ia.tirrell.com.br.
Referências
COSTA, P. P. da. Teoria dos Grafos e suas Aplicações. Dissertação de Mestrado. São Carlos, SP: UNESP, 2011.
GUICHARD, D. An Introduction to Combinatorics and Graph Theory. California, USA: Whitman, 2017.