Para muitas empresas é importante que seus sites sejam encontrados por buscadores (Google, Bing, dentre outros). Principalmente em e-commerce, é importante ter o apoio de comunicação que vai além da divulgação por meio de anúncios em redes sociais ou outras plataformas digitais.
A comunicação com a máquina representa o cuidado na elaboração da mensagem, destinada aos robôs e sistemas para que eles entendam qual o tipo de conteúdo disponível nas páginas e conseguir apresentá-las à quem procura por determinadas informações (produtos ou serviços).
A web semântica é baseada nos significados dos elementos estruturais do HTML 5, possui um outline, que é a hierarquia de conteúdo.
O outline funciona como o sumário de um livro, no qual o leitor interessado verifica os assuntos disponíveis naquela página e vai diretamente ao ponto de interesse.
Os buscadores e leitores de páginas utilizam esse recurso para entender quais são as informações disponíveis para entregar o conteúdo para o usuário. “A máquina (robôs de busca) lê o outline do site, que é composto de título e subtítulos” (FERREIRA, 2017).
Veja um exemplo no site da Tirrell:

Além do conteúdo de interface para o usuário, é necessário ter conteúdo no formato que a máquina entende para ser apresentado como conteúdo de interesse em novos pontos (nós) da rede.
Referência:
FERREIRA, D. C. M. Comunicação com a Máquina e Redes na Publicidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de La Comunicación (ALAIC). São Paulo, v. 14, n. 27, p. 172-186, 2017. Disponível em: <https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/1015>. Acesso em 16 Abr 2017.