Tecnologia de Base

Transparência em Sistemas de Informação

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI), publicou um livro com os grandes desafios para a área, no período de 2016 a 2026.

Embora tenha sido publicado este ano, este trabalho iniciou no ano passado (2016) com a submissão de trabalhos de vários pesquisadores na área da computação sobre os desafios tecnológicos para Sistemas de Informação (SI) nos próximos 10 anos. Dos trabalhos submetidos, foram selecionados pela comissão os principais que têm a ver com o Brasil.

Dentre os desafios, existe o da transparência dos serviços de TI junto aos clientes. O capítulo 7 (Transparency in Information Systems), escrito pelas autoras Vanessa Nunes, Claudia Cappelli e Célia Ralha (p. 73 – 89), sinaliza o aumento da demanda por informações confiáveis e que a transparência pode ser entendida como dar acesso às informações que muitas vezes estão armazenadas em bancos de dados sem integrações ou interfaces amigáveis para sua visualização.

Consideram também que a transparência é um aspecto transversal de uma organização e pode ser vista pela perspectiva multidisciplinar e, para ser compreendida, precisa adotar mecanismos que ofereçam clareza, unidade, completude e controle.

Acreditam que se combinarem os estudos de interface-humano (IHC) é possível oferecer telas intuitivas, amigáveis e de relevância para realçar a visualização de processos e a acompanhar em tempo real a transformação das informações.

Para projetar um sistema que tenha as características de transparência, as autoras destacam a acessibilidade, usabilidade, relevância da informação, fácil de ser compreendido e auditado. Veja a figura abaixo:

 

Figura 1. Transparency SIG (Softgoal Interdependency Graph)

Fonte: NUNES et al., 2017, p. 77.

 

A Tirrell promove a transparência junto ao cliente. Para isso, possui a área de IHC (Interação Humano-Computador) atuando junto às equipes de desenvolvimento e a solução Spekter para o cliente acompanhar seus projetos de TI e processos organizacionais.

 

 

 

Referências:

NUNES, V; CAPPELLI, C; RALHA, C. Transparency in Information Systems. In: Boscarioli, C.; Araujo, R. M.; Maciel, R. S. P. “I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016-2026”. Special Committee on Information Systems (CE-SI). Brazilian Computer Society (SBC). ISBN: [978-85-7669-384-0]. 2017. p. 73 – 89. Disponível em I GranDSI-BR. Acesso em 28 Nov 2017.

Boscarioli, C.; Araujo, R. M.; Maciel, R. S. P. “I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016-2026”. Special Committee on Information Systems (CE-SI). Brazilian Computer Society (SBC). ISBN: [978-85-7669-384-0]. 2017. 184p. Disponível em I GranDSI-BR. Acesso em 28 Nov 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *