Tecnologia de Base

Por que investir na performance do seu website

Quando se fala em performance de websites, significa primariamente a velocidade que as páginas carregam, levando-se em consideração os diferentes tipos de conexões de internet.

Para site de e-commerce, a performance é um assunto crítico porque se ele é lento faz com que as pessoas abandonem sua navegação antes que sejam apresentadas todas as ofertas disponíveis.

Outro exemplo é site de conteúdo, que depende de receita proveniente de anúncios, cuja lentidão afeta suas possibilidade de lucro.

Site com alta performance melhora a experiência do usuário porque acelera a entrega de conteúdo e melhora a sua posição nos resultados do Google.

Segundo Wagner (2017), para otimizar um website é necessário identificar áreas para serem melhoradas. Isto significa analisar o número que solicitações na página, a quantidade de dados que a página contém e o tempo que leva para ela ser carregada. 

O objetivo é simples: deve-se reduzir a quantidade de dados transferidos. Feito isso, diminuirá o tempo que o site carrega em qualquer dispositivo.

Outra forma de auxiliar na performance é a minificação dos códigos, em que todos os espaços em branco e caracteres desnecessários são retirados sem afetar as funcionalidades.

A otimização de imagens também é importante. O ideal é usar SVG, mas quando não for possível, deve-se usar recursos de compressão das imagens PNG ou JPEG (JPG).

Na Tirrell dedicamos tempo, esforços e conhecimento para que os websites e as páginas (frontend) de nossas aplicações web tenham alta performance.

Nosso site institucional passou no teste do Google como Excelente (Figuras 1 e 2). O nosso blog, em WordPress, todas as imagens foram otimizadas no Gimp e também ativamos recurso de compactação automática ao publicar novos posts.

Figura 1 – Resultado do teste de performance do Google para o site institucional da Tirrell

Figura 1 - Resultado do teste de performance do Google para o site institucional da Tirrell
Fonte: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/

 

Conforme Still (2015), a performance não é fácil de ver, por isso testes são importante para ter certeza que o resultado é satisfatório.

 

Figura 2 – Resultado do teste de performance do Google para o site institucional da Tirrell

 Figura 2 - Resultado do teste de performance do Google para o site institucional da Tirrell
Fonte: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/

 

Para testes mais detalhados, use o navegador Chrome. Inspecione a página e depois selecione a aba “Performance”.

 

 

Referências:

STILL, A. Performance Warrior: the business of speed. Sebastopol, CA: O’Reilly, 2015.

SOUDERS, S. High Performance Web Sites: essential Knowledge for Frontend Engineers. Sebastopol, CA: O’Reilly, 2007.

THINK WITH GOOGLE. Test My Site. Disponível em: <https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br>. Acesso em Jan 2018. 

WAGNER, J. Web Performance in Action: building fast web pages. Manning Publications, 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *