Mercado Financeiro

O paradoxo no serviço de alocação de profissionais de tecnologia

A humanidade, em sua total existência, passou por diversas revoluções, a cognitiva com seu aprendizado, memorização e comunicação por meio dos homo-sapiens. A Agrícola que se permitiu que a sociedade se organizasse em comunidades e atividades, a Industrial que mudou a população para as grandes cidades, com a capacidade aumentada na produção, e a que iniciamos agora para as nossas vidas – a Revolução Digital, ou Tecnológica, como queira. Em seu livro Sapiens, Uma Breve História da Humanidade, Yuval Harari explica detalhadamente o impacto no comportamento do ser humano em todos seus períodos.

Mas o que isso determina na nossa discussão sobre os serviços de consultorias das empresas de tecnologia? Tudo. Nos últimos 50 anos o número crescente de profissionais no setor de tecnologia ou em outros setores mas com habilidades de tecnologia tem crescido de uma maneira exponencial.

Com a democratização do conhecimento sobre tecnologia, empresas de pequeno e médio porte passaram a competir com grandes empresas, oferecendo serviços de qualidade e com preço mais atrativos. O número crescente de empresas de tecnologia no mundo tem aumentado a sua competição entre elas tem feito distorções na prestação de serviço. Exemplo disso é quando uma empresa abre uma demanda para um novo serviço para empresas de tecnologia, há uma correria entre vários provedores para popular aquela oportunidade. Porém, isso gera uma distorção na prestação do serviço, que vamos chamar aqui de paradoxo entre a qualidade e o interesse em prestar este serviço.

Muito das tecnologias e conhecimentos disponíveis nos Estados Unidos, que é um centro de referência tecnológica, também têm no Brasil, o que permite com que qualquer empresa de tecnologia cresça e rapidamente comece a prestar serviços.

Isso desencadeou uma comoditização no mercado de tecnologia que vem se arrastando nos últimos 20 a 30 anos. E com a fragmentação desse mercado, devido à grande quantidade de prestadoras de serviços porque não existem barreiras de novos entrantes.

Outro fator é a simplificação no processo de contratação de grandes e médias empresas. Elas não precisam mais contratar gigantes da tecnologia. Conseguem suprir muitas de suas demandas contratando empresas de pequeno porte, prestadoras de serviços.

A questão é que neste processo de contratação, é importante destacar que, existem alguns diferenciais natos e especificidades de um business como qualquer outro. O paradoxo de tecnologia que se apresenta é que toda empresa quer pagar um valor X para um profissional. Este valor é repassado para a empresa de tecnologia de sua preferência. Por sua vez, ela busca no mercado os profissionais para serem alocados.

A problemática é que esta empresa nunca vai buscar o melhor profissional naquele valor. Sempre buscará o mais barato que, minimamente, atinja uma determinada qualidade, conforme apresentado no gráfico abaixo:

 

 

Este cenário do paradoxo gerou um conflito de interesse, no qual a empresa que aloca o profissional passa a não ter interesse em buscar o melhor profissional, mas sim obter a maior margem de lucro.

Isso significa que a probabilidade de nunca entregar o profissional adaptado aos valores e às exigências mercadológicas da empresa cliente é muito grande. Entrega-se o profissional minimamente adaptado pela empresa, mas que consiga transformar a prestadora de serviço a melhor margem líquida.

A TIRRELL conseguiu, após profunda análise mercadológica e análises financeiras, oferecer um modelo diferenciado de alocação de consultores de TI que permite entregar o melhor profissional alinhado com as características mercadológicas do cliente e às expectativas do profissional de tecnologia, que evita o paradoxo neste tipo de serviço.

Segundo Julianderson Maciel, diretor da TIRRELL, “nós acreditamos que uma maneira para corrigir esta distorção de conflito de interesse é deixar 100% transparente o processo para a empresa que solicita o profissional. Ela terá total conhecimento do custo do profissional alocado”.

A transparência oferecida para ambas as partes (clientes e consultores TIRRELL), promove o empoderamento e confiança na prestação de serviços de qualidade.

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